Contactual Contabilidade

Notícias

Empréstimo consignado, antecipação do FGTS e crédito pessoal lideram busca por produtos financeiros

Mesmo com um cenário econômico adverso, as instituições financeiras registraram um crescimento de 10,4% impulsionado pelo aumento da demanda por crédito

Em um cenário macroeconômico desafiador, com inflação em alta, juros elevados e crescimento econômico moderado, os brasileiros estão buscando cada vez mais produtos e serviços financeiros para atender às suas necessidades. De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, o empréstimo consignado e a antecipação do FGTS são os produtos financeiros mais procurados pelos brasileiros.

O crescimento da CredFácil, rede de franquias de soluções financeiras, ilustra essa tendência. Nos últimos dois anos, a empresa registrou um aumento de 300% no faturamento e de 200% no número de unidades.

A pesquisa também revela que houve uma mudança no perfil de quem busca por crédito. Após a pandemia, houve um aumento na busca de linhas de crédito para diversos perfis de cliente, incluindo pessoas de baixa renda e desempregadas. Além do empréstimo consignado e da antecipação do FGTS, os brasileiros também estão buscando outros produtos e serviços financeiros, como financiamentos, créditos pessoais e seguros.

“A disponibilidade de novas opções, como a antecipação do saque aniversário do FGTS e o empréstimo consignado para beneficiários do LOAS/BPC (Benefício Assistencial à pessoa com deficiência), ampliou o leque de beneficiários, expandindo assim o acesso da população às soluções de crédito”, conta André Oliveira, CEO da CredFácil.

Desempenho do setor financeiro

Apesar das dificuldades econômicas, o setor financeiro brasileiro apresentou um desempenho positivo no primeiro semestre de 2023. As instituições financeiras registraram um crescimento impressionante de 10,4% no lucro líquido, impulsionado pelo aumento da demanda por crédito, que cresceu 12,8% no período.

Esse crescimento não é surpreendente ao considerar o tamanho do setor financeiro brasileiro, um dos maiores da América Latina, com ativos totais que ultrapassam a marca de R$10 trilhões. O setor é composto por uma variedade de instituições, incluindo bancos tradicionais, seguradoras, corretoras e fintechs inovadoras que oferecem serviços financeiros digitalmente.

“Esses números indicam que, mesmo em um ambiente econômico adverso, os brasileiros continuam recorrendo ao setor financeiro para atender às suas necessidades. Só neste ano, tivemos um aumento do 62% em nosso público, em comparação ao ano passado”, comenta o CEO.

Tendências para o futuro

O setor financeiro brasileiro está em constante transformação, impulsionado por tendências como digitalização, inovação e sustentabilidade. O acesso facilitado à tecnologia leva os consumidores a optarem por serviços financeiros digitais, como o cartão de crédito consignado, e a demonstrarem interesse em financiamentos sustentáveis, como projetos de energia renovável e carros elétricos.

Expectativas para o mercado de crédito

As expectativas para o mercado de crédito são promissoras. Com o aumento do acesso à tecnologia, os consumidores têm mais praticidade na contratação de linhas de crédito, incluindo empréstimos consignados e antecipação do saldo do FGTS. O financiamento sustentável ganha destaque, e o acesso ao crédito para grupos desfavorecidos e pequenos empresários está em expansão. O refinanciamento de dívidas também se torna uma opção para obter condições de pagamento mais favoráveis.

“Para os próximos anos, as expectativas para o mercado de crédito são positivas. Com o aumento do acesso à tecnologia, os consumidores terão mais opções de crédito à sua disposição”, finaliza André.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Fevereiro/2024
D S T Q Q S S
    010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
2526272829

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9697 4.9708
Euro/Real Brasileiro 5.3842 5.3922
Atualizado em: 29/02/2024 12:29