Contactual Contabilidade

Notícias

IFRS: quais são os desafios para o profissional da contabilidade?

Os chamados CPCs e o IFRS têm uma importância fundamental para contadores, pois proporcionam padrões contábeis globais, transparência nas informações financeiras, na comparabilidade internacional, na confiabilidade dos dados apresentados pelas empresas.

Alô, profissional contábil! Você sabia que seguir as Normas Brasileiras de Contabilidade é uma obrigação legal? Pois é. E, além disso, os chamados CPCs e o IFRS têm uma importância fundamental para contadores, pois proporcionam padrões contábeis globais, transparência nas informações financeiras, na comparabilidade internacional, na confiabilidade dos dados apresentados pelas empresas. E, quando falamos em IFRS, quais são os desafios para o profissional de contabilidade? Confira a seguir!

Para começar, vale lembrar que a revisão e atualização das normas são periódicas (anualmente), normalmente, essas atualizações são ajustadas conforme aparecem escândalos com grandes empresas, visando fechar as brechas que podem surgir, fazendo com que os relatórios da contabilidade sejam cada vez mais transparentes. E, para isso, o Brasil adotou o IFRS como parâmetro para as Normas Brasileiras, usando a comparabilidade com o CPC.

O que é IFRS?

IFRS é uma sigla inglesa de “International Financial Reporting Standards”, que pode ser traduzida como “Padrão Internacional para Relatórios de Finanças”. Surgiu como um processo de unificação de normas contábeis para facilitar a compreensão e assegurar a transparência.

O que é CPC?

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis visa o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira. Ele tem o objetivo de centralizar e uniformizar o processo de produção, levando em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

Quais os desafios do IFRS para o profissional contábil?

Conhecer e aplicar os CPCs e IFRS é essencial para contadores, pois fortalece o papel da contabilidade como uma ferramenta efetiva para a tomada de decisões e análise financeira, o que ajuda a obter destaque no campo contábil. Mas, para isso, há alguns desafios no caminho. Confira os principais:

Complexidade

Normas que exigem divulgações detalhadas e extensas sobre as informações financeiras das empresas, exigem conhecimento aprofundado das regras e regulamentos contábeis internacionais, especialmente, aquelas com operações complexas ou em vários países.

Divergências de interpretação

Por conta da natureza subjetiva de algumas normas, pode haver divergências na interpretação e na aplicação. Isso pode levar a diferentes práticas contábeis entre as empresas e dificultar a comparação das informações financeiras.

Variações regionais e por setor

Embora o IFRS seja um conjunto de normas contábeis internacionais, ainda existem variações regionais e por setor em sua aplicação e interpretação. O que pode gerar inconsistências na apresentação e divulgação das informações financeiras.

Revisão e atualização

Como dissemos, o IFRS está em constante evolução, com novas normas e interpretações sendo emitidas regularmente. Com isso, as empresas precisam acompanhar essas mudanças e garantir que estejam em conformidade com as últimas atualizações.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Março/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9453 4.9463
Euro/Real Brasileiro 5.3537 5.4037
Atualizado em: 05/03/2024 01:06