Contactual Contabilidade

Notícias

Black Friday e Natal já começam a movimentar setores da economia

Black Friday promete movimentar as vendas varejistas e abrir novas vagas temporárias para o período

A Black Friday, a tradicional sexta-feira de descontos que ocorre após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, tem se consolidado cada vez mais como um evento global, incluindo o Brasil. Já o Natal é a época mais lucrativa para o comércio varejista, e ambas as datas impulsionam a economia do país.

A Black Friday preenche um vazio de datas festivas entre o Dia das Crianças e o Natal. O comércio brasileiro adaptou a tradição, estendendo as promoções para toda a semana, chamada de “Black Week”, ou mesmo para todo o mês de novembro, a “Black November”.

Varejistas de diversos segmentos estão se preparando para o aumento das vendas, iniciando processos seletivos para contratar temporários. Com a inflação mais controlada e a redução na taxa básica de juros, em relação ao ano passado, o setor está bastante otimista.

A expectativa é que as vendas cresçam cerca de 4%, um patamar que não era visto há quatro anos no Brasil. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê que as contratações ganharão força a partir da segunda quinzena de outubro, podendo ultrapassar os 110 mil postos de trabalho abertos em 2019.

Já a Amazon anunciou que planeja contratar 250 mil trabalhadores nos Estados Unidos para a temporada de compras de fim de ano, um aumento de quase 70%, em relação aos últimos dois anos. Isso se dá em meio a esforços para expandir a entrega no dia seguinte.

A empresa adicionou 50 novos centros de distribuição e estações de envio e entrega nos Estados Unidos. Enquanto isso, outros varejistas americanos, como a Macy’s e a Target, anunciaram contratações menores, em relação ao ano passado. A Black Friday ainda é uma boa chance de alavancar os negócios.

Assim, a Black Friday, além de oferecer descontos para os consumidores, pode também ser uma oportunidade para quem está em busca de um novo emprego. Apesar de muitos trabalhadores encararem as vagas temporárias como uma chance de renda extra, elas podem se transformar em cargos efetivos.

Mesmo que não haja efetivação, a experiência adquirida durante a Black Friday se torna um diferencial no currículo profissional. O período é marcado por um ritmo acelerado, metas de vendas e contato direto com os clientes, habilidades essenciais em qualquer ambiente de trabalho.

À medida que a Black Friday se aproxima, os consumidores devem estar atentos para aproveitar ao máximo as ofertas. Planejamento, pesquisa de preços, checagem da reputação das lojas e leitura das políticas de troca são essenciais para fazer bons negócios.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Junho/2024
D S T Q Q S S
      01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.441 5.4417
Euro/Real Brasileiro 5.8344 5.8424
Atualizado em: 19/06/2024 04:32