Contactual Contabilidade

Notícias

Inteligência Artificial e redução de custos tributários: Tax Strategy e Universidade Federal de Campina Grande anunciam solução para mercado contábil

Nova tecnologia é capaz de ler informações contábeis de qualquer sistema e reduzir custos de conformidade das empresas; lançamento está previsto para o início de 2024

Autor: Gess AlencarFonte: 0 autor

Aprovada nesta semana pelo Senado, a Reforma Tributária tem como um dos principais objetivos simplificar o sistema tributário brasileiro. No entanto, o período de transição estipulado para essa reforma é de sete anos, durante os quais o cenário tributário pode manter-se complexo. Diante dessa perspectiva, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Tax Strategy, startup de soluções de automação tributária, se uniram na criação de uma inteligência artificial que aprimora o processo de apuração de declaração de tributos em qualquer tipo de sistema fiscal, em uma parceria inovadora para impulsionar o desenvolvimento tecnológico nas áreas contábil e tributária.

A IA foi construída com o trabalho de professores e alunos da UFCG no Laboratório de Computação Inteligente Aplicada (LACINA) e com a fomentação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O objetivo é avançar a transformação digital do setor contábil e, assim, melhorar a competitividade dos negócios.

“Com a nossa expertise e a infraestrutura de pesquisa da UFCG, conseguimos desenvolver uma IA que pode ser conectada a qualquer tipo de sistema contábil. Assim, as empresas podem realizar uma integração contínua e eficiente entre diferentes sistemas fiscais e tributários”, afirma Hélder Santos, CEO da Tax Strategy.

Na prática, a IA vai impactar principalmente a rotina de apuração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), dentro da plataforma TS, que já atua em diversos processos tributários de forma automatizada. “Nossos clientes terão ainda mais agilidade e redução de custos, diminuindo a necessidade de atividades de baixo valor agregado e também erros na geração das informações que são declaradas ao fisco”, complementa o CEO.

A equipe do laboratório da UFCG foi fundamental para operacionalizar a ideia. Segundo o professor Maxwell Guimarães de Oliveira, a universidade executou o trabalho de programação e realizou pesquisas essenciais para a criação da solução.

“Foi uma alegria realizar essa parceria, que traz grande potencial para o setor contábil brasileiro. Não é segredo que vivemos com um sistema tributário caótico e, mesmo com a reforma que está sendo discutida, há muito o que fazer para aprimorar os processos dessa área. A tecnologia é o passo mais importante para avançarmos”, afirma o professor.

A Tax Strategy e a UFCG possuem planos de renovação da parceria, com possíveis novos projetos para a transformação digital da área tributária. Por enquanto, a nova IA está em fase de calibragem e deve ser lançada oficialmente para o mercado no início do ano que vem.

“Gerar ganhos operacionais e minimizar as multas por erros ou inconsistências na apuração do IRPJ e da CSLL é só o começo da revolução tributária que estamos construindo. Queremos evoluir, diminuir o tempo utilizado nas rotinas de preenchimento de declarações e apurações de tributos e, acima de tudo, queremos fazer com que o departamento fiscal se torne um parceiro verdadeiramente estratégico das empresas”, conclui Hélder.

Sobre a Tax Strategy

A Tax Strategy é uma startup paulista de soluções tributárias com base em tecnologia, com o propósito de revolucionar a maneira como apuramos, declaramos e pagamos impostos no Brasil. A plataforma TS automatiza processos e rotinas fiscais de maneira intuitiva, econômica e disponível 100% em nuvem, fazendo com que as empresas consigam diminuir custos de conformidade, tempo e erros nos processos tributários. A Tax Strategy foi uma das selecionadas pelo Sebrae para o Startup Summit 2023 e também faz parte do Tax Innovation Hub da KPMG Brasil. Mais informações: https://taxstrategy.com.br/

Gess Alencar
EDB Comunicação
gess.alencar@edbcomunicacao.com.br
(71) 99313-9989

Eduardo Cosomano
EDB Comunicação
eduardo@edbcomunicacao.com.br
(11) 97272 5400

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Junho/2024
D S T Q Q S S
      01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.441 5.4417
Euro/Real Brasileiro 5.8324 5.8404
Atualizado em: 19/06/2024 04:20