Contactual Contabilidade

Notícias

T-Rex ajuda o Leão a cruzar informações para Receita Federal; especialista alerta serviços médicos

Declarações de Operações de Serviços Médicos, rendimentos, aplicações e outros dados são cada vez mais acurados com precisão pelos sistemas do Fisco, o que exige atenção redobrada e contabilidade específica

Autor: Liliane ScarattiFonte: Engenharia da Comunicação

Não é de hoje que a Receita Federal desenvolve e aprimora sistemas de cruzamento de informações para tornar a malha fina ainda mais precisa. No entanto, neste ano, o modelo de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda chamou ainda mais atenção pela precisão com que os dados foram apresentados aos contribuintes. Para 2024, a tendência é de um recurso ainda mais exato.

Por isso, desde já, é imprescindível estar com os dados e informações em dia, e com a situação plenamente regularizada. É o que alerta a administradora Júlia Lázaro, fundadora e CEO da Mitfokus, fintech especializada em contabilidade médica. A executiva sublinha ainda que é entre os contribuintes dessa área que a atenção deve ser redobrada.

“A Receita Federal vem aperfeiçoando seus sistemas para evitar informalidade, incorreções e mesmo combater a sonegação. Com o sistema deste ano, ficou evidente que o cerco está se fechando”, afirma a especialista. Júlia Lázaro cita o desenvolvimento alcançado pelo T-Rex, nome do supercomputador da Receita Federal capaz de apurar o histórico de contas, movimentações, rendas e patrimônio do contribuinte.

Foi em razão da precisão desse trabalho que, ao abrir o programa de declaração de Imposto de Renda, os contribuintes já encontravam o documento com boa parte dos campos preenchidos. Como as despesas em saúde estão entre as dedutíveis do Imposto de Renda, os prestadores desse serviço, como médicos, dentistas e psicólogos, devem estar com as informações em dia, uma vez que o T-Rex auxilia o Leão a cruzar os dados do cliente com o prestador de serviço.

“Declarações de Serviços Médicos e de Saúde são cruzadas com informações de contas, aplicações em instituições financeiras, entre outras”, ressalta a administradora. A orientação para os profissionais de saúde é buscar assessoria contábil especializada nesse setor.

"Trata-se de uma área repleta de particularidades no que se refere ao sistema tributário. Uma contabilidade generalista não possui condições para observar essas minuciosidades. Esse olhar atento é importante para que o profissional pague o que é justo em impostos e não a mais do que deve, algo que ocorre com frequência. Sem uma contabilidade médica que identifique oportunidades de benefícios tributários, o médico contribuinte acaba pagando mais do que é obrigado", argumenta Júlia Lázaro.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Fevereiro/2024
D S T Q Q S S
    010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
2526272829

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9671 4.9677
Euro/Real Brasileiro 5.3724 5.3804
Atualizado em: 29/02/2024 13:07